Loading...

Atalhos, dicas e a história por trás da disposição das teclas

Datilografar já foi um diferencial. Aqueles que faziam mais palavras por minuto se destacavam e existiam até cursos para tal. Hoje a realidade é bem diferente. Bem como, não interessa a velocidade, desde que você consiga escrever o que deseja. No entanto, o teclado pode ser muito mais do que isso. Ele pode ser uma ferramenta para facilitar o seu dia a dia na frente do computador.

 Primeiramente, vamos começar falando da disposição das letras. Essa é uma herança das antigas máquinas de escrever e é conhecido como padrão “Qwerty”. Perceba que são as 6 primeiras letras do teclado. Ele foi desenvolvido levando em consideração os pares de letras mais usados. Assim, sendo mais confortável e prático para digitar.

Do mesmo modo, o Shift também era utilizado nas máquinas de escrever e, assim como hoje, servia para gerar um caractere alternativo. Mais uma característica que permaneceu foi o relevo no F e no J. Ele serve para orientar quem digita sem olhar. Bem como, de guia para pessoas com alguma deficiência visual. 

Com o avanço da tecnologia novas teclas precisaram ser adicionadas. Como o Control que significa controle e quando utilizada com outras realiza operações especiais. Assim como o Alt (abreviatura de alternativa) que trabalha em conjunto com as demais. Já o Tab (tabulador) alterna entre campos, por isso das duas setas. E, para quem usa o Windows, a tecla com a sua logomarca pode fazer mais de 50 comandos diferentes.

Por que usar atalhos?

 Talvez, agora, você esteja se perguntando porque utilizar atalhos se o mouse, aí do seu lado, faz praticamente tudo. Antes de mais nada, precisamos lembrar que ele é um acessório periférico e o computador foi criado para ser autossuficiente. Ou seja, era preciso que fosse possível fazer tudo diretamente no teclado.

Além disso, os atalhos têm papel importante na acessibilidade digital. Existem pessoas que não tem mobilidade para utilizar o mouse ou mesmo utilizam teclados adaptados. Por exemplo, com apenas duas teclas – Windows + sinal de adição (+) – é possível ativar a lupa e aumentar ou diminuir a tela conforme a necessidade. Falamos mais sobre o tema no post Acessibilidade Digital, uma pauta urgente para as empresas.

Conheça alguns atalhos úteis do seu teclado

Existem dezenas de atalhos, arriscamos a dizer que seria praticamente impossível decorar todos. Obviamente, cada um pode preferir um ou outro, mas separamos alguns que podem facilitar o seu dia a dia.

Colocar emoji em tudo: Sim, é possível inserir uma carinha feliz, coração ou mesmo uma risadinha em qualquer texto de forma bem simples. Basta clicar Windows + Ponto Final (.). Isso só funciona a partir do Windows 10.

Transformar maiúscula em minúscula: Quer coisa mais chata que copiar um texto para o World e ele estar todo em letra maiúscula? Acione o SHIFT + F3. Com esse atalho você pode colocar tudo em minúscula, em maiúscula ou só a primeira letra em Caps Lock.

Duas janelas ao mesmo tempo: Com o atalho Windows + seta você consegue colocar duas janelas lado a lado. Com a seta para a direita a tela escolhida será colocada para esse lado e abrirá a opção de outra. Vice-versa com a seta para a esquerda.

Ache palavras chaves: Esse atalho ajuda muito quando realizamos pesquisa em sites ou mesmo em um PDF. Clique CTRL + F e escreva o termo que você busca. Em seguida clique em Enter e será marcada todas as vezes que ele aparecer no texto.

Capture apenas uma parte da tela: O botão Print Screen captura toda a tela do seu computador, mas com o atalho Windows + SHIFT + S você faz isso apenas em uma área selecionada.  

 Sublinhe apenas as palavras: Esse é outro atalho para World. Ao utilizar o comando S do programa sublinha toda a área demarcada (texto e espaço). Já com o CTRL + SHIFT + W é possível só sublinhar as palavras.