Loading...

Implementação que ocorreu em 2019 preparou a empresa para o maior desafio que iria enfrentar

Pode-se dizer que a pandemia da Covid foi um divisor de águas para muitas empresas. Algumas fecharam as portas, outras se reinventaram, e a grande maioria descobriu um novo jeito de trabalhar. O mesmo aconteceu com a Liquid. Mas diferente de outras companhias, não foi necessário tirar um coelho da cartola. Afinal, a implementação dos métodos ágeis, que já vinham sendo realizado, foi fundamental para uma transição tranquila para o trabalho remoto.

  O Método Ágil (ou em inglês Agile Software Development) é um conjunto de processos ou práticas que contribuem para a gestão de um projeto. A princípio, nasceu para acelerar o ritmo do desenvolvimento de um software, mas acabou se tornando um contraponto importante aos modelos tradicionais.

Justamente por ser menos conservador, burocrático ou lento, os métodos ágeis tornaram-se um grande aliado do time de desenvolvedores da Liquid. Bem como possibilitou modificar o local físico de trabalho, sem prejuízo tanto para a empresa quanto para o colaborador. Em outras palavras, instalamos o trabalho remoto, protegemos nossa equipe e não perdemos um único dia de trabalho.

 “Em 2019 iniciamos a implementação dos métodos ágeis na Liquid sem imaginar o que nos esperava no ano seguinte. Graças a eles conseguimos atender todas as nossas entregas sem expor a equipe”, declara Agatha Marinho, gestora de equipe da Liquid.

Muito além dos métodos ágeis

 A Liquid utiliza de uma metodologia hibrida que une o Scrum e o Kaban com foco nas entregas. Enquanto o primeiro tem como base o planejamento iterativo e incremental e segundo torna a visualização mais intuitiva. Desta forma, ambos se completam oferecendo a equipe um ambiente virtual onde todos podem visualizar o andamento de um projeto.

  Apesar de fundamental, a implementação de métodos ágeis por si só não substitui o contato humano que promove tantas trocas. Por isso, a Liquid também adotou ferramentas de comunicação em tempo real, ações de endomarketing, comunicações oficiais por e-mail e momentos diários de interação (Daily).

“Antes era possível você perceber que o colaborador estava passando por algo até pela forma que ele chegava. Hoje, virtualmente, é necessário que eu pergunte claramente se ele precisa de alguma coisa”, lembra Agatha.

A adaptabilidade é um dos valores da Liquid. Afinal, estarmos abertos para responder as mudanças e aos novos desafios é o que nos torna a empresa que queremos ser.