Loading...

Uma não exclui a outra e ambas facilitam muito a vida de quem as usa

Já tínhamos comentando no post O que esperar da tecnologia em 2022? que o pagamento digital tinha vindo para ficar. Ele se popularizou durante a pandemia, foi consolidado através do Pix e deve crescer ainda mais esse ano. No entanto, como toda novidade ainda gera dúvidas. A principal delas é: Qual a diferença entre conta digital x carteira digital?

É importante lembrar que qualquer uma das duas modalidades só foram possíveis graças aos avanços da tecnologia. Principalmente, no que se refere a segurança de dados sensíveis.  Acima de tudo, a criptografia que, através de combinações de chaves matemáticas, impedem a leitura de informações privadas. Por exemplo, a Rek Pay (carteira digital desenvolvida pela Liquid) utiliza a mesma estrutura dos produtos do Google para proteger os dados sensíveis como cartão de crédito, e-mail, endereço, entre outros. Nesse sentido, possuímos o selo do Google Cloud. 

Conta Digital X Carteira Digital

Primeiramente é bom ressaltar que uma não excluí a outra. Pelo ao contrário, elas são complementares já que tem funções bem distintas.

Vamos começar pela conta digital (ou de pagamento). Ela seria a prima mais nova das antigas “contas de banco” que já são nossas velhas conhecidas. Basicamente, ela oferece aos correntistas os mesmos serviços da tradicional – transferências, depósitos, pagamento de boletos, cartão de débito, entre outros. No entanto, a sua grande diferença é que “tudo o que é relacionado a ela – abertura, operações, relacionamento entre cliente e instituição – pode ser feito digitalmente” (informações Banco Central).

A grande novidade das contas de pagamento é que elas não precisam necessariamente de um banco para funcionar. Dessa forma, pode ser oferecida e gerida por uma IP – Instituição de Pagamento. Essa, por sua vez, tem exigências e regulações mais brandas que os bancos tradicionais. No entanto, também seguem regras do Banco Central.  Seu advento veio para democratizar o serviço, assim ofertando soluções para um público mais amplo. Além disso, muitas delas não cobram as tarifas bancárias que podem ser bem altas.

Já a carteira digital (também chamadas de Wallets) não pode ser classificada como algo novo. Afinal, elas surgiram nos anos 90, sendo o PayPal o percursor. Nesse sentido, ainda funciona da mesma forma. Elas estão atreladas a um aplicativo que oferece um serviço e, através desse, realiza as transações de pagamento pelo celular. Ela se diferencia da conta digital na forma de funcionamento. Necessariamente, você carrega um valor para o app (cashin) e vai utilizando como acha adequado (cashout). O objetivo é agilizar as transações online sobre aquele serviço.

De acordo com isso, podemos usar como exemplo os aplicativos criados pela Liquid para o pagamento de estacionamento. Você carrega um valor para o app usando diferentes formas de pagamento (crédito, débito, boleto bancário ou Pix) e esse é utilizado para emissão do tíquete. No caso do Rek Pay, a carteira digital ainda gerencia a tag para pedágio, descontando assim a tarifa do saldo total.

Num futuro cada vez mais próximo, o dinheiro será virtual. Assim, aqueles que não enxergarem o pagamento digital como um aliado tendem muito a perder.