Loading...

Do planejamento a publicação nas plataformas digitais, o lançamento de um app depende de uma série de fatores

A pandemia de Covid impôs as empresas diversas inovações na área de tecnologia. Aquilo que estava planejado para ser implementado de 3 a 5 anos passou a ser urgente. Entre essas coisas figurou o aplicativo para empresas. Isso fez muita gente se perguntar “quanto tempo leva para criar um app?”. A resposta pode desagradar… depende!

 A Liquid desenvolve soluções tecnológicas de acordo com o projeto do cliente e das suas especificações. Além disso, sempre visa facilitar a vida do usuário. Assim, tudo se inicia com uma conversa para entender as necessidades, funcionalidades e objetivos do aplicativo.

O desenvolvimento de um software tem etapas que precisam ser respeitadas durante o seu processo de criação.  De antemão, precisamos lembrar que um app é um software focado em executar tarefas de uso em dispositivos móveis. São elas:

– Planejamento

– Desenvolvimento

– Testagem

– Lançamento

Cada uma dessas pode levar mais ou menos tempo conforme a complexidade do projeto. Aqueles mais simples podem precisar de menos dias para o desenvolvimento ou precisarem de menos testes. No entanto, aqueles mais complexos e que demandam mais funções precisam de meses do desenvolvedor e uma etapa de testagem mais longa. Dessa forma, pode-se afirmar que, um aplicativo para empresas pode levar de 3 meses a 2 anos para ser lançado.

Conhecendo cada etapa da criação do aplicativo para empresa

Planejamento:

Após a conversa inicial para entender o que o cliente precisa, é realizada uma reunião de planejamento com a equipe da Liquid. Aqui é levado em conta desde o design (se precisará ser criado ou não), a linguagem que será usada, o tempo que os desenvolvedores necessitam, período para testes e outras variáveis.

 Como trabalhamos com os Métodos Ágeis (ou em inglês Agile Software Development), as tarefas são subdivididas e distribuídas para diversas pessoas conforme as suas competências. Como resultado, isso contribuiu para menos burocracia e agiliza a entrega do projeto. Falamos mais sobre isso no post – Como os métodos ágeis tem auxiliado a Liquid durante a pandemia.

Desenvolvimento:

É agora que o aplicativo para a sua empresa começa a sair do papel. Primeiramente será criado um protótipo que será aprovado pelo cliente. É muito importante que esse primeiro passo seja bem discutido, pois qualquer modificação após a construção do app pode atrasar o projeto. Nessa etapa pode surgir a necessidade de novas reuniões para ajustar questões que surgem.

 Com essa aprovação, efetivamente o app começa a ser construído. Assim, podemos fazer uma analogia a construção de uma casa. Com um bom alicerce realizado é hora de colocar tijolo por tijolo. Nessa etapa não é aconselhável apressar o seu andamento.

Testes:

A usabilidade do seu app será garantida nessa fase do projeto. Ocasionalmente, o cliente imagina que como “está pronto” já pode ser lançado. Só é possível detectar algumas coisas conforme o seu uso. Primeiramente é realizado uma série de testes pela equipe da Liquid. Em seguida um grupo é selecionado para testar. Com todos os ajustes realizados ele pode ser publicado nas plataformas digitais.

Lançamento

O aplicativo para empresas ainda passará pelo crivo da Apple e do Google. Ambas as lojas virtuais vão analisar o projeto e podem levar até 7 dias úteis para liberar para download. Elas são bastante criteriosas e, se houver, qualquer erro ou possibilidade de fraude não será disponibilizado na plataforma. Assim, necessitando de ajustes.                  

Esse tempo precisa ser levado em conta se houver campanha publicitária para o lançamento. Afinal, não é possível prever quando será liberado.

Se quiser conhecer mais o trabalho de desenvolvimento de aplicativo da Liquid visite https://www.liquidworks.com.br/servico/aplicativos/